CONVOCATÓRIA – PIONEIRAS LATINO-AMERICANAS DA ARQUITETURA PAISAGISTA

A Iniciativa Latino-Americana da Paisagem (LALI)  e do Arquivo Internacional de Mulheres em Arquitetura (International Archive of Women in Architecture Center – IAWA) convoca todos os seus membros a pesquisarem o trabalho desenvolvido pelas mulheres pioneiras da Arquitetura Paisagista latino-americana.

A Iniciativa Latino-Americana da Paisagem (LALI) é uma declaração de princípios éticos fundamentais para promover o reconhecimento, a valorização, a salvaguarda, a gestão e o planeamento sustentável da paisagem latino-americana.

Em nome do Arquivo Internacional de Mulheres em Arquitetura (International Archive of Women in Architecture Center – IAWA) gostaríamos de dar-vos a conhecer o nosso compromisso com a preservação do trabalho das mulheres em arquitetura, arquitetura paisagista, urbanismo e demais áreas de trabalho relacionadas com design, e o nosso grande desejo de preservar os inestimáveis contributos das primeiras Mulheres da Arquitetura Paisagista na Latino-América.

O IAWA iniciou o seu trabalho há três décadas, com a convicção de que os contributos profissionais das mulheres para o desenho urbano continuariam a ser negligenciados, uma vez que a informação nem sempre estava ou estaria facilmente acessível. Muitos materiais valiosos referentes aos trabalhos desenvolvidos por mulheres, à data, já haviam sido perdidos. Muitas vezes estes desaparecem porque, ao contrário da peça de arte, estes não têm um valor monetário, mas possuem um valor inestimável por serem um testemunho do seu legado.

A fim de ajudar a apresentar uma visão equilibrada das nossas disciplinas e fomentar a investigação, o IAWA procura colecionar: arquivos inteiros do trabalho das mulheres pioneiras em arquitetura e áreas afins; arquivos de projetos completos nos quais as mulheres envolvidas tiveram uma influência significativa para o desenvolvimento da profissão; e peças individuais de trabalho, tais como desenhos, diagramas e desenhos de mulheres emergentes nos campos de design/arquitetura. Os materiais coletados incluem, além de desenhos e esboços, manuscritos originais, livros, catálogos, currículos e outro material biográfico, ferramentas de desenho, selos profissionais, diários pessoais, fotos pessoais e profissionais, modelos, arte, correspondência pessoal e profissional, qualquer artigo ou item que possa revelar o percurso profissional das mulheres.

O IAWA tem cerca de 400 coleções de mulheres arquitetas e designers e os registos de organizações de arquitetura lideradas por mulheres de todo o mundo. Todos os materiais estão arquivados no Departamento de Coleções Especiais, da Biblioteca da Universidade da Virgínia Tech. Aqui são armazenados num ambiente controlado (temperatura e humidade), cujo acesso é limitado e monitorizado pelo Departamento de Coleções Especiais, conforme indicado pelo Arquivo do Centro IAWA.

O Centro IAWA na celebração do seu 30º aniversário, realizou, em Washington DC – Blacksburg, o 18º Congresso Internacional da União das Mulheres Arquitetas (UIFA, sigla em inglês), local onde se localiza o Campus da Universidade da Virgínia Tech. Este evento teve como objetivos levar mulheres de todo o mundo a conhecerem pessoalmente os arquivos do IAWA e as suas coleções, conhecerem o trabalho desenvolvido por esta organização e considerarem a possibilidade de doarem o seu trabalho ao arquivo; ou sugerirem trabalhos desenvolvidos nos seus respetivos países que a IAWA deve encontrar com o objetivo de preservar.

O IAWA procura, com urgência, o trabalho desenvolvido por mulheres antes e durante o século XX, no periodo anterior à era digital, e que tenham sido pioneiras, mesmo que subtilmente, bem como o trabalho de mulheres que se pretendam reformar num futuro próximo.

Alguns exemplos notáveis presentes nas coleções IAWA são: trabalho da primeira mulher que se formou nos Estados Unidos da América, a primeira mulher licenciada no Paquistão, a mulher que inventou o tijolo “H”, a primeira professora, duas aprendizes de Frank Lloyd Wright, a mulher que fundou o seu próprio negócio fabricando pedras artificiais no final do século XVIII em Londres, as mulheres que impulsionaram a habitação social na Europa pós-guerra, entre muitos outros. Cem das coleções presentes no arquivo do IAWA representam o trabalho completo de arquitetas, tornando-se um recurso único no campo da investigação. As restantes doaram projetos e enviam periodicamente trabalho para o IAWA aumentar as suas coleções.

O Centro do IAWA é dirigido por um conselho internacional de reconhecidos profissionais e académicos, presidido por Donna Dunay FAIA; professora da Universidade da Virgínia Tech. O Centro divulga as suas coleções em todo o mundo através da realização de palestras, simpósios, exposições, website da IAWA, projetos de pesquisa, e através da sua newsletter anua que é recebida por mais de 2.000 amigos, organizações e universidades de todo o mundo.

Todos os anos, o Centro oferece o Prémio de Investigação Milka Bliznakov, em honra da sua fundadora Milka Bliznakov, que visa reconhecer projetos de investigação realizados com base nas coleções do IAWA. Com o objetivo de aumentar o alcance da sua divulgação o Centro IAWA, iniciou o processo de digitalização das suas coleções para facilitar o acesso remoto às mesmas através do Novo Arquivo Visual; e planeia ainda lançar no próximo ano a primeira edição do IAWA Journal no qual serão anunciadas convocatórias para a apresentação de artigos e projetos. É importante começar a colecionar o trabalho das mulheres criativas cujo percurso profissional dedica-se quer à Arquitetura, quer à Arquitetura Paisagista na América-Latina. A LALI e o IAWA consideram que este trabalho é um esforço coletivo de ambas as organizações.

A Iniciativa Latino-Americana da Paisagem (LALI) e o Arquivo Internacional de Mulheres em Arquitetura (IAWA) aceitam sugestões e agradecem a divulgação desta convocatória!

Para a doação de coleções, colocação de dúvidas ou para envio de sugestões de mulheres pioneiras por favor contacte:

Paola Zellner  → pazb@vt.edu

School of Architecture + Design Secretary, Board of Advisors,
International Archive of Women in Architecture Center (IAWA)
Virginia Tech Cowgill Hall, RM 201 (0205) 1325 Perry St. Blacksburg, VA 24061

Convocatoria_LALI_IAWA_POR

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s